Ministério Clevam

Ministério Clevam
A Igreja que cresce em amor

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O mar morto

SALMO 133.1-3

É como o orvalho do Hermon, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a bênção e a vida para sempre. (Sl 133.3.)

Faça da minha vida, Senhor,
Um jardim florido e perfumado
Que alegre a todo coração
Que o contemple, em toda estação.
Faça da minha vida, Pai de amor,
Um manancial de águas borbulhantes.

Que eu leve ânimo aos vacilantes,
Leve doce frescor, e vida e paz, meu Salvador.
O Mar Morto, ao sul da Judéia, é um lugar exótico e especial, pois suas águas são tão salgadas que impossibilitam a existência de qualquer espécie de vida no seu interior.
Enquanto a salinidade dos oceanos está por volta de 4%, as águas do Mar Morto apresentam uma concentração de 30 a 33% de sal. É muito salgado. Quando se entra em suas águas viscosas e pesadas, não se afunda. E, ao sair delas, é preciso um bom banho, para não ficar como a mulher de Ló: uma estátua de sal brilhando ao sol.
É o Rio Jordão que forma o Mar Morto. Suas águas trazem vida desde o Monte Hermon, onde nasce. O nome Jordão significa “o que desce”. E são muitos metros de descida vertiginosa desde o Hermon. Em seu trajeto, o Jordão forma um grande lago, o Mar da Galiléia, como é conhecido na Bíblia. É um dos
lugares mais piscosos do mundo. Uma belíssima flora cresce ao seu redor. E do Mar da Galiléia, o Jordão continua descendo até formar o Mar Morto, na maior depressão do mundo. As águas que chegam vão ficando represadas, e somente a evaporação intensa acontece. Não há mais escoamento depois do Mar Morto.

Por isso, a vida se vai.
O orvalho do Hermon, citado no Salmo, é o Rio Jordão que, descendo do alto, abençoa as terras por onde passa. Mas onde a água se represa, aí a vida termina, se instala a morte.
A nossa vida precisa ser como o Rio Jordão, que sempre se dá. Por onde passa, leva a vida. Não se deixe ficar estagnado; se isso acontecer, o primeiro a morrer será você mesmo.

Pai, que a minha vida possa ser uma bênção aonde eu for. Quero ser um vaso precioso em tuas mãos, levando vida, consolo, paz, na tua presença comigo. Em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Amando a Um Deus Santo


Leia: Isaías 6.1-5; Lucas 7.37-38

Ao expressar o nosso amor a Deus, devemos nos certificar de que o nosso linguajar é apropriado. Deve existir no nosso coração um sentimento de profundo respeito para com o único Deus, santo e soberano. Na visão que teve do Senhor, Isaías viu "o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo". E ouviu os seres celestiais que cantavam: "Santo, santo, santo, é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória." Isaías se humilhou diante do santo Deus!

No jantar na casa de Simão, a mulher se ajoelhou aos pés de Jesus! Ela se humilhou com profundo sentimento de reverência e respeito. Era costume da época os convidados se acomodarem no chão ou em almofadas, ao redor de uma mesa baixa, com os pés para trás. Era atrás deles que os servos da casa se posicionavam. E foi aí que a mulher se colocou. Ela não beijava o rosto de Jesus, mas seus pés uma ilustração do servo humilde.

Hoje, é comum vermos Deus sendo tratado como se fosse um "amigão", nosso "paizinho". Mas Deus é muito mais que isso Ele é o Senhor Todo-Poderoso, criador do universo, totalmente santo, puro e justo. Todas as nossas ações, palavras e pensamentos devem testemunhar: "Senhor, tu és digno; que posso fazer, como teu servo, para mostrar a minha devoção a ti?"

Pense:
"O Senhor está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio toda a terra." Habacuque

Ore:
Senhor, cria em nós uma atitude de profunda humildade e respeito ao expressarmos o nosso amor por ti. Que não nos esqueçamos da tua perfeição e santidade. Em nome de Jesus! Amém.

Cada Dia
www.lpc.org.br

sábado, 27 de agosto de 2011

Paráclito


Leia: João 14.16-17

O Espírito é Deus em nós. Ele personaliza o Deus que ninguém jamais viu. Deus revelou-se em Cristo, que se faz conhecer aos crentes por meio do Espírito Santo. Sem a presença do Espírito, tendemos a pensar em Deus como um ser inacessível, e a pensar em Cristo como uma aparição histórica de Deus, que viveu aqui por uns poucos anos e está agora no céu à espera de retornar. O Espírito Santo é chamado o "Paráclito" de Deus. A tradução é difícil. Pode ser o Auxiliador, o Advogado, o Conselheiro, o Confortador. O que importa é que Ele é o Espírito Santo, através do qual Deus vem até nós e habita em nós.

Deus Pai vive no céu, transcendendo ao tempo e ao espaço, mas está também tão perto que é capaz de ouvir o pulsar do nosso coração, o sussurro de nossa alma, o suspiro de nosso espírito. Que alegria é poder falar a Deus, de espírito para Espírito! Os fiéis têm o sumo privilégio de buscar conselho, defesa e força naquele que conhece nossa situação, porque está no meio de nossas lutas "Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor." (Romanos 8.26)

Pense:
É impossível viver longe de Deus, pois Deus vive dentro de nós.

Ore:
Deus triúno, agora mesmo, enquanto oramos, sentimos tua proximidade. Louvamos-te porque habitas em seres pequeninos como nós. Ajuda-nos a honrar tua presença em nós. Em Cristo. Amém.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Os caminhos de Deus

SALMO 119.1-25

Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor. (Sl 119.1.)

Quando criança, José teve sonhos que falavam de liderança e de governo. Por isso, era chamado pelos irmãos de “sonhador”. Aos dezessete anos, foi separado cruelmente dos seus queridos. Traído e vendido pelos próprios irmãos, chegou ao Egito como escravo. Jamais poderia comprar a liberdade naquele país. Contudo ele não desistiu de sonhar e de crer em Deus. Como escravo, ele era o melhor. Chegou a ser mordomo de Potifar.

Entretanto o caminho de José parecia estar em desvio quanto aos seus sonhos. Foi acusado injustamente pela esposa de Potifar, indo parar na prisão. E mesmo lá, José ainda era o melhor. Adquiriu a confiança do carcereiro. Interpretou os sonhos do padeiro-mor e do copeiro-mor de Faraó. Foi chamado perante Faraó para interpretar também o sonho deste. Depois de ouvir a revelação de que haveria sete anos de fartura seguidos por outros sete de fome, o rei nomeou José seu primeiro-ministro. Este administraria o Egito nesse período. O tempo passado na prisão, sob acusações e injustiças, foi precioso para José. Esse período o tornou maduro e preparado para assumir tão grande posição. Era esse o sonho de Deus para ele: a maturidade.

Às vezes, pensamos que Deus se esqueceu de nós, e nos deixou de “molho”.
Calma! Tudo está no seu maravilhoso controle. Deus não se esqueceu de você! Ele está lhe preparando com “maturidade” para seus propósitos maravilhosos à frente.

Senhor, quero sonhar os teus sonhos,
Quero aprender a esperar,
Quero esperar sonhando,
Sonhar esperando,
Sabendo
Que tu estás comigo:
E teus sonhos se cumprirão em meu viver.
Nunca me deixes disto esquecer.

Pai, como é bom saber que nossa vida está diante de teus olhos, e que os teus caminhos são caminhos de paz e de bênção. Quero estar vivendo sempre junto a ti. Em nome de Jesus! Amém.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Noite e ação de graças

GÊNESIS 28.10-17

Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto... e se deitou ali mesmo para dormir. (Gn 28.11.)


É noite. Vou dormir.
O dia findou. O labor cessou.
O alimento foi providenciado,
O coração foi saciado,
O Senhor foi glorificado,
Agora é descansar.
Deixar que o Pai venha nos renovar
As forças para prosseguir
A nossa grande jornada.
Cada dia que passa,
É vitória pela graça.

Jacó fugia do irmão Esaú. Ele o enganara, tomando-lhe a bênção prometida pelo pai. Enganou o pai, fingindo ser o irmão primogênito. Sentia-se só, longe da mãe, Rebeca, que sempre o defendera e lhe ensinara tantas coisas. Aliás, ela fora sua cúmplice na história da bênção patriarcal. Ela lhe colocara nos pulsos as peles dos cabritos, para simularem as mãos de Esaú ao toque do pai cego. E agora, ali estava Jacó em sua primeira noite longe do abrigo de Rebeca, a quem ele não veria mais. E era noite.

Uma pedra como travesseiro e um sonho fantástico. Jacó vê uma escada enorme que liga a terra aos céus, e no seu topo está o Senhor. E Deus fala a Jacó. Confirma-lhe a bênção recebida e lhe promete proteção. Ao acordar, ele não pode acreditar: o próprio Deus está em seu caminho. O Senhor se interessa por ele, pelas suas preocupações, pelos seus planos e sonhos. Deus estava ali, e Jacó não sabia.

Nas noites escuras do seu viver, quando parece que você está desamparado, procure descansar no Senhor. Quem sabe ele vai lhe mostrar a escada de anjos que vai da terra ao céu. Ele não nos desampara jamais. Você sabia?

Pai celeste, muito obrigado por teu cuidado para com a minha vida. Mesmo que eu não saiba, tu estás sempre me guardando. Eu te agradeço. Em nome de Jesus! Amém.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Antes andava errado

SALMO 119.160-176

Ando errante como ovelha desgarrada; procura o teu servo, pois não me esqueço dos teus mandamentos.
(Sl 119.176.)

É muito bonito ver os rebanhos de ovelhas com os seus pastores na Palestina, principalmente na região da Judéia, onde há poucas pastagens. O pastor vai conduzindo as ovelhas para o lugar de verdes pastos e águas tranqüilas.

Ele conhece cada uma das que lhe pertencem. Sabe os seus nomes, e elas lhe obedecem a voz. As ovelhas não seguem a voz dos estranhos, não os acompanham.

Contudo existem as ovelhas naturalmente obedientes e mansas, e as fujonas e desobedientes. O pastor as conhece pelo seu jeito de ser e as trata com carinho, mas também com firmeza, para a segurança delas. Se uma ovelha, por exemplo, está sempre fugindo dos cuidados e das vistas do pastor, ela corre o risco de ser devorada por uma fera que espreita o rebanho. Então com o seu cajado, o pastor, literalmente, quebra a perninha da ovelha e a imobiliza, colocando talas e faixas; e ela segue mancando pertinho do pastor.

Quantas ovelhas do rebanho do Senhor estão com a “perna quebrada”! O Senhor nos ama e quer que sejamos obedientes. Ele deu a sua vida por nós, e o que temos de fazer é andar juntinho dele e fazer a sua vontade. Assim, estaremos seguros.

Sou ovelha do rebanho de Jesus,
A cada dia que passa, vou seguindo em sua luz.
Quero ser-lhe obediente, pois morreu por mim na cruz.
Junto dele quero andar,
E do seu amor falar.

Pai, minha vida pertence a ti. Quero andar sempre debaixo de tua proteção e sentindo a tua mão a me guiar. Sob as tuas vistas, me sinto seguro e feliz. Em nome de Jesus! Amém.

sábado, 20 de agosto de 2011

A respeito da justiça


Leia: João 16.8,10

Se pecado é a falha que as pessoas sentem mas não podem admitir sem a ajuda do Espírito, a justiça é o padrão pelo qual as pessoas reconhecem sua falha. O mais alto padrão não é uma lei escrita, mas a vontade de Deus revelada em seu Filho, que foi justo e satisfez a seu Pai plenamente, tendo sido aceito por Ele em seu retorno ao céu. O fato de Jesus ter sido exaltado à mão direita do Pai mostra que Ele é o "varão aprovado por Deus". Como podem as pessoas ser convencidas de que devem ser justas pela fé em Cristo? Por natureza, as pessoas procuram refúgio em seus próprios atos bons, acreditando-se acima do mal.

O Espírito desfaz essa auto-justificação e convence as pessoas perdidas de que a verdadeira justiça é revelada em Cristo. O Espírito Santo usa o testemunho dos cristãos para convencer o mundo de que a verdadeira justiça não é algo que proclamamos a nosso respeito. Antes, ela é proclamada no céu, onde Cristo, nosso Salvador, está diante de nosso Pai e assegura nossa libertação por sua morte e ressurreição "o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação." (Romanos 4.25)

Pense:
Por que é tão difícil dizer: "Pequei! Perdoa-me!"?

Ore:
Senhor Jesus, louvamos-te pela perfeita justiça que asseguraste para nós por meio de tua morte e ressurreição. Que sejamos instrumentos para que outros sejam também aceitos por ti. Em Cristo, Amém.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

... calçai os pés com a preparação do evangelho da paz. (Ef 6.15.)

Um pregador inglês fora convidado a dar a palavra em uma igreja brasileira.
Seu sermão já estava preparado, e ele se achava em oração. Então, nosso irmão se aprontou para aquele culto vespertino. Colocou a camisa, a gravata, as meias, o paletó, e, como estivesse um pouco frio, permaneceu de pantufas vermelhas nos pés. Como aqueles chinelos eram quentinhos! Resolveu ficar com eles até à hora do culto, pois a casa onde estava ficava bem próxima à igreja.

Como todo bom inglês, chegou um pouco mais cedo e dirigiu-se ao púlpito, onde já se encontrava o pastor. Cumprimentaram-se alegres, mas o pastor estava um pouco inquieto e olhava constantemente para os pés do visitante.

É que ele se esquecera de tirar as pantufas: estava de terno e gravata, mas de chinelos vermelhos. E o pastor resolveu perguntar-lhe se realmente ele pretendera vir de chinelos para pregar.
“Oh, não. Desculpe-me; eu me distraí e, por causa do horário e do frio, esqueci-me de tirá-los.”

E alguém se dispôs a buscar os sapatos para o pregador. Não combina estar de gravata e chinelos vermelhos. Assim também para lutar precisamos da armadura de Deus. Não podemos ir para a guerra despreparados.

Precisamos colocar o capacete da salvação, o cinturão da verdade, a couraça da justiça, tomar o escudo da fé, a espada de dois gumes e calçar os pés com as sandálias da preparação do evangelho da paz.
Você está vestido corretamente para a guerra de hoje?

Meu Senhor, eu quero estar vestido
Com tuas vestes alvas de justiça e paz,
Bem limpo e puro e com o teu perfume:
Como soldado visto a armadura,
Pois eu sei que a batalha é dura
Que o inimigo é mui perspicaz,
Quero estar pronto e vitorioso,
Olhar para frente e não olhar atrás.

Pai, nas lutas da vida, eu sei que já nos deste a vitória em Cristo. Ajuda-nos a viver nessa dimensão de vitoriosos, e não nos deixes esquecer dos nossos pés, de calçá-los para levar tua Palavra até mesmo nas batalhas.Em nome de Jesus! Amém.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ele é meu irmão

JOÃO 15.1-17

O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei. (Jo 15.12.)

Um pastor tinha sido convidado para pregar em uma aldeia na China. Alegre, observava as pessoas chegando ao templo, com suas famílias. Uma chinesinha de uns dez anos vinha com passos lentos, carregando às costas um menino quase do seu tamanho. Ao que parecia, o menino tinha dificuldades para andar.
Ao passarem perto do pregador, este afagou os cabelos de ambos, dizendo à menina:

– Está pesado, não?
E ela lhe respondeu com um lindo sorriso:
– Ó, não! Ele é meu irmão!

Que verdade maravilhosa! O amor não traz peso.
Há sempre prazer em servir a quem a gente ama. Jesus nos ensinou que o verdadeiro evangelho é a pregação do amor: o amor de Deus por nós e o nosso testemunho de amor de uns pelos outros. Evangelizar é amar.
Você já experimentou desse amor? Tem vivido esse amor? Há um número imenso de corações necessitando de sua palavra de ânimo, de carinho, de atenção, de amor prático.

Viva em amor.
Há prazer em amar,
Em servir,
Em sorrir,
Em ajudar,
Em falar do verdadeiro amor,
Do amor do Senhor,
Que igual não há,
Mas que nasce, germina, floresce,
Frutifica no coração do cristão.

Pai, quero amar com todas as obras do meu coração. Ajuda-me a ver as necessidades do irmão e a fazer aquilo que está em teu coração. Dá-me mais de ti mesmo, ó Espírito Santo, para que eu possa ser conhecido como discípulo do meu Mestre, Jesus. Amém.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Testemunhas


Leia: João 15.18-16.4

Muito se fala hoje do crescimento da Igreja, da construção de mega-igrejas, de estratégias para converter multidões a Cristo. Isso é melhor do que a igreja que fica somente entre as quatro paredes. Mas devemos lembrar que Jesus não predisse que um fiel e forte testemunho ao mundo arrastaria multidões à Igreja; antes traria ódio violento e feroz perseguição. Jesus disse que a Igreja deveria esperar o mesmo tratamento que Ele teve: "Se as pessoas que são do mundo me perseguiram, também perseguirão vocês; se elas obedeceram aos meus ensinamentos, também obedecerão aos ensinamentos de vocês." (João 15.20)

Jesus, porém, prometeu diante dessa previsão sinistra que a Igreja teria um aliado, o Espírito Santo. Jesus diz como o Espírito Santo nos ajuda a testemunhar sua verdade: "Quando vocês forem levados para julgamento, não fiquem preocupados com o que devem dizer ou como falar. Quando chegar o momento, Deus lhes dirá o que devem falar. Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito do Pai, que fala por meio de vocês." Isso torna nosso testemunho forte e eficaz.

Pense:
Deus sempre manda as forças nas provações e as palavras quando precisamos testemunhar.

Ore:
Pai celestial, dá-nos a coragem que nos falta para falar tua verdade com integridade à nossa geração. Que possamos testemunhar sempre. Para isso, pedimos-te o auxílio do Espírito Santo. Em nome de Jesus! Amém.


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

REFÚGIO TEMPORÁRIO

“Os bens do rico são a sua cidade forte; a pobreza dos pobres é a sua ruína.”
Pv 10.15

Há alguns mitos acerca do dinheiro. O primeiro é que produz segurança. Será verdade? Não, absolutamente não. A Bíblia nos ensina a não colocar a confiança na riqueza. O dinheiro não pode nos livrar dos maiores perigos da vida nem nos dar as coisas mais importantes dela. O dinheiro pode nos dar casa, não um lar; bajuladores, não amigos; sexo, não amor. Pode nos dar cama confortável, não o sono; mesa farta, não apetite; pode nos dar um lindo funeral, mas não a vida eterna.

É bem verdade que o rico considera seus bens como a sua cidade forte, até que chega a tempestade. O pobre, que nada tem, pensa que sua pobreza é sua própria ruína e lamenta. Mas, quando na crise, perece tanto o rico como o pobre; tanto o velho como o jovem, tanto o doutor como o iletrado. O rico não pode gloriar-se na sua riqueza; o forte não pode gloriar-se na sua força nem o sábio na sua sabedoria. O único refúgio verdadeiro é Deus. Ele é a rocha dos séculos que jamais será abalada. Só nele estamos seguros agora e eternamente.

Ore

Deus infinito, apesar da falsa sensação de segurança gerada pela riqueza, é inútil depositar confiança na instabilidade do dinheiro. Que tu sejas sempre meu refúgio! Em nome de Jesus. Amém.

domingo, 14 de agosto de 2011

O sonho do pastor

MATEUS 28.16-20

... E eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação do século. (Mt 28.20b.)

Certo pastor, ao ser consagrado, fez um propósito para sua nova carreira: jamais repetiria um sermão. Afinal, pensava ele, a Bíblia é muito rica de ensinamentos.

Ele queria sempre trazer novidades. Agora estava em seu segundo ano de ministério. Era domingo e, depois do gostoso almoço, preparava-se para pregar à noite. Tomou sua Bíblia e folheou-a várias vezes. Não conseguia achar a mensagem. Parecia-lhe já ter pregado sobre quase tudo o que lia. Então colocou o braço sobre a mesa e deu uma cochilada. E teve um sonho.
Sonhou que já era noite, e estava pronto para o culto. Dirigiu-se para o templo, encontrando-o repleto. Subiu ao púlpito e, quando dava início à reunião, percebeu que entrava um jovem que lhe chamou a atenção. Sabia conhecê-lo, mas não conseguia identificá-lo. Ele assentou-se perto de um diácono que o cumprimentou com muita alegria. Durante todo o culto que dirigiu, o pastor olhava para o visitante, tentando lembrar-se do nome dele. Ao terminar, antes que o pastor descesse do púlpito, o jovem foi o primeiro a sair do templo.
Então, o pastor correu ao diácono, perguntando-lhe pelo nome do visitante.
– Ora, pastor. É claro que o senhor o conhece. Todos nós o conhecemos. Aquele visitante era Jesus.

Ele então disse:

– Jesus? Jesus estava na minha igreja e eu não dei a palavra para ele? Eu é quem deveria ouvi-lo. E eu não dei a palavra para Jesus?
Depois desse sonho, ele nunca mais foi o mesmo. Pediu perdão ao Senhor por querer impressionar a congregação. Agora tinha plena consciência da presença real do Senhor nos cultos. A partir daí, começou a orar pedindo a direção do Espírito Santo para a igreja. A palavra agora estava com Jesus.

A palavra é tua, Jesus,
Fala-me e te ouvirei.
Meu coração é todo teu
Em teu caminho permanecerei.

Pai, dá-nos um coração humilde para reconhecer sempre a tua presença em todos os lugares onde estamos, e que o Senhor tenha sempre a palavra através de nossos lábios. Em nome de Jesus! Amém.

sábado, 13 de agosto de 2011

Um campo de cevada

1 CRÔNICAS 11.10-47

Puseram-se no meio daquele terreno, e o defenderam, e feriram os filisteus; e o Senhor efetuou grande livramento. (1Cr 11.14.)

Senhor, quero valorizar
As pequeninas coisas que parecem
Aos outros não ter valor,
Mas que preciosas são para ti.
Valorizar os dias que se passam,
Os familiares, os amigos,
Os que conosco convivem e gastam seu tempo.

As muitas lembranças, as lutas, as vitórias,
Achar o próximo que está tão próximo e que às vezes
Não vemos que ele precisa de nós.
Ajuda-nos a ver com teus olhos, a desatar os nós
Que nos impedem de perceber
E conquistar o que pequeno parece ser.

Entre os valentes de Davi, encontramos Eleazar, filho de Dodô, que teve uma grande participação nas vitórias sobre os filisteus. Ele estava com Davi em Pas-Damim, quando os filisteus inimigos se ajuntaram para a peleja. E ali, num pequeno pedaço de terra onde havia cevada, o povo do lugar fugiu por causa dos filisteus. E Davi e Eleazar puseram-se no meio daquele campo para defendê-lo. Lutaram heroicamente contra os filisteus e os derrotaram. Fora um ato de grande bravura. Deus os usara poderosamente com suas armas e coragem. A narrativa de 1 Crônicas termina dizendo: E o Senhor efetuou grande livramento.

Um pequeno pedaço de terra com apenas cevada. Este cereal era o mais barato em Israel. Com ele se fazia o pão do pobre. O que haveria de tão importante nessa peleja por tão pouco? Não era apenas o tamanho da terra, ou a qualidade do seu produto, mas a defesa do território do Senhor. O inimigo não poderia se apossar do que pertencia ao povo de Israel e, por conseguinte ao Deus de Israel.

Nunca devemos desprezar o que pertence ao Senhor. Nunca olhe para uma pessoa desmerecendo o valor dela. Lembre-se de que o Senhor Jesus morreu na cruz para nos salvar. Ele não selecionou os que seriam salvos. Não escolheu os melhores; nesse caso, nós provavelmente não estaríamos entre os escolhidos. Um alto preço foi pago por apenas um campo de cevada.

Mesmo que sejamos tão insignificantes aos nossos olhos, ele nos comprou com o sacrifício de seu Filho. Ele nos valoriza e luta por nós. Não deixe o inimigo diminuir o seu valor.

Pai, ali na cruz do Calvário, o Senhor Jesus se deu por nós. Ele não mediu o sacrifício que faria para nos ter junto de si, na glória eterna. Ajuda-nos a reconhecer esse amor e também a amar a todos por quem Cristo morreu, levando-lhes essa mensagem de perdão. Em nome de Jesus! Amém.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Maria

LUCAS 1.26-56

Porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada. (Lc 1.48.)

“Alegra-te muito, favorecida! O Senhor é contigo!”
Saudou a jovenzinha o anjo Gabriel.
“Terás um filho. Seu nome, Emanuel.
E será grande, o Filho do Altíssimo,
Do céu virá, pois é santíssimo!
Receberá o trono de Davi,
E para a multidão será doce Rabi.”
Maria ouviu a boa-nova e nela creu,
Confi ou na promessa, e aconteceu
Tudo o que fora pelo anjo prometido.
Mas nem a família, nem José, tinham ouvido
O que Maria ouvira do Senhor.
Então, nesse momento delicado, de temor,
José pensa deixar Maria.
Sabia que, sem ele, ela sofreria,
Mas não podia acusá-la.

O filho não era seu.
Iriam apedrejá-la.
José não entendia o que aconteceu,
E, confuso, pedia direção ao Senhor seu.
Foi então que Gabriel lhe apareceu, e, no sonho lhe falou:
“Não pense que Maria te enganou. Ela é fiel.
Seu bebê é de Deus, o Emanuel!”

Então José a recebeu. O casamento enfi m aconteceu.
E José não a conheceu até o momento em que ela deu à luz.
Que lindo infante! Seu nome: Jesus!
Maria é bem-aventurada; exemplo de perfeita obediência.
Que as mulheres todas tenham a ciência,
Que obedecer é sempre bem melhor!
Obedecer faz a beleza das mulheres bem maior.
Obedecer é proceder, viver;
É “ser favorecida” da parte do Senhor!

Para todos os cristãos, Maria é exemplo de humildade e obediência. Sua pessoa não deve ser idolatrada nem divinizada. Pelo contrário, sua única palavra de orientação nas Escrituras foi esta: “Fazei tudo o que ele, Cristo, vos disser”. E foi assim que ela viveu: obedecendo ao seu Salvador!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Zaqueu e Jesus

LUCAS 19.1-10

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. (Lc 19.10.)

Entrando em Jericó,
O Mestre atravessava a cidade.
Ninguém sabia que seria a última vez
Que poderiam tocá-lo, vê-lo, antes da cruz.
E ali havia um homem baixo,
Muito baixo. Por isso vivia cabisbaixo,
E tentava parecer maior pela riqueza
Que acumulara com tristeza. Baixeza.

Mas ele ouviu falar do Mestre:
O Rabi, Jesus. E correu ao seu encontro.
E Jesus o acolheu de pronto,
Dizendo-lhe que descesse
E que o recebesse
Como hóspede em sua casa.

E Zaqueu recebeu Jesus, e cresceu no conceito de Deus,
Pois se tornou não só filho dele pela cruz,
Mas fez-se também cidadão dos Céus.
Você também não quer descer de onde está?
Preso em orgulho, preconceito,
Não vivendo direito.

E receber Jesus dentro do peito?
Deixando-o falar-te, governar-te, amar-te?
Pode ser sua última oportunidade.
Venha para a celestial cidade!

Jesus trouxe salvação para a alma de Zaqueu. Depois de seu encontro com o Mestre, ele se tornou um novo homem. A avareza, o egoísmo, os complexos e todas as coisas negativas que faziam com que Zaqueu se sentisse ainda mais baixo do que era, toda essa bagagem destrutiva, foram substituídas por amor e paz. Você também não quer experimentar dessas bênçãos?

Pai, como é maravilhoso saber que me amas e compreendes, que o Senhor não me rejeita em nenhum momento. Eu me entrego completamente a ti. Em nome de Jesus! Amém.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dize ao povo que marche!

ÊXODO 14.1-31

Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. (Êx 14.15.)


Moisés conduzia o povo de Israel em sua gloriosa saída do Egito, onde este fora escravo por cento e cinqüenta anos. Estavam a caminho da terra prometida, Canaã. O Egito, que ficara para trás, estava arruinado. Os egípcios choravam pelos seus primogênitos, e, forçados pelas demonstrações do poder de Deus, tiveram de deixar Israel partir. Mas, assim que o povo deixou a terra de Gósen vazia, a fabricação de tijolos parou e a construção das cidades faraônicas paralisou. Faraó, então, saiu com seu exército ao encalço de Moisés.

A alegria do povo que marchava a marcha da liberdade foi interrompida bruscamente. Estavam acampados entre montanhas de ambos os lados, à frente o Mar Vermelho e atrás o exército de Faraó vinha chegando furioso. O povo desesperado clamou a Moisés. E este clamou ao Senhor. E Deus respondeu: Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco (vv. 15,16). E o maior de todos os sinais aconteceu, como um marco da presença de Deus no meio de seu povo. Israel passou, e o exército de Faraó foi destruído pelas águas do grande mar.

Deus continua no meio de seu povo, e, em meio às pressões do inimigo para nos fazer retornar à escravidão, o Senhor ordena: “Marche! Não é tempo de parar! O inimigo já foi derrotado pelo sangue do Cordeiro!” Prossiga, pois, e seja mais que vencedor!

Não é tempo de parar,
A vitória o Senhor vai dar
Àquele que perseverar,
A sua coroa guardar,
De Cristo não se envergonhar,
E por ele trabalhar,
Estando certo de que ao céu vai chegar.

Pai, tu és a minha estrada, o meu norte, o meu destino. Quero permanecer ligado a ti todos os dias da minha vida. Fortalece minha fé para continuar a jornada. Em nome de Jesus! Amém.

domingo, 7 de agosto de 2011

Razão de viver

MARCOS 8.34-38

Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Mc 8.36.)

A maior alegria de viver é saber
Que no rol dos salvos, se encontra o meu nome.
Que em Cristo Jesus saciei minha fome.
Que da água da vida bebi e me enchi
De paz, salvação, alegria, de unção.
E agora é viver para sempre aqui
Aguardando na festa a premiação.

O médico, já grisalho e aposentado, vivera seus anos de juventude como cirurgião plástico. Não é nada fácil a vida de um médico. Sem horário para almoçar nem para dormir, sem direito à privacidade, principalmente quando se mora no interior. Mas aquele cirurgião se gabava de nunca ter se submetido a dar nenhum tratamento de graça. Nunca, em sua agenda, estava marcada uma consulta ou uma intervenção cirúrgica gratuita.

Escolhera o lugar de morar, a fazenda que queria comprar, a esposa com quem queria viver... Mas não tinha amigos. Sua esposa se sentia muito só. Aquele homem teve um problema cardíaco e ficou internado em estado de coma, no pequenino hospital de interior, onde escolhera ter sua fazenda. Somente o médico
da cidade viera visitá-lo. Sua esposa disse que ninguém tinha vindo vê-lo, nem os próprios filhos. E, ao falecer, algumas pessoas da cidade disseram:

“Morreu tarde!”
E não houve praticamente ninguém, além da esposa e dos filhos, presente no seu funeral.
Não vale a pena viver para “ganhar dinheiro” como finalidade da vida em si. O trabalho tem a sua recompensa, que é o salário ou os honorários. Mas, quando se olha para o dinheiro como alvo do viver, pode-se correr este risco: não fazer amigos, não plantar amor. E, se não houver plantio, não haverá colheita, não é mesmo?
Lembre-se de que o dinheiro é um ótimo servo, mas é um péssimo senhor. Ele é tirano e destruidor de vidas, e as leva para o inferno. É ilusão buscar servir-lhe. O fim é a solidão. Escolha Cristo e plante amor, amizades, alegria, paz. E colha felicidade.

Pai, quero viver aqui somente para te glorificar. Encha o meu coração de muito amor e compaixão, para que eu seja um semeador da bondade que há em ti. Em nome de Jesus! Amém.

sábado, 6 de agosto de 2011

Quando morre a alegria

MARCOS 5.22-43

Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! (Mc 5.41.)

Obrigado, Senhor, pela alegria de viver, de teu filho ser,
De crescer no entendimento,
Ouvindo o teu ensinamento, de tua companhia ter.
Tua vontade quero sempre fazer,
Para isso, sabendo o que tu queres, vou obedecer.

Em Gadara, Jesus operara grande libertação. Então, ele e os discípulos tomaram o barco e, ao descerem do outro lado do mar da Galiléia, grande multidão já os estava aguardando. Cada um trazia a sua dor, sua enfermidade e seus problemas para Jesus resolver. E ele tinha prazer em atendê-los.
Como é bom saber que Jesus tem prazer em nos ouvir e em resolver os nossos problemas.

Ali também estava Jairo, um dos principais da sinagoga. Este pedia que o Mestre fosse ver sua filhinha que estava à morte. Era a alegria da casa que partia. Ver o seu rostinho feliz, no final do dia de trabalho cansativo, era para Jairo refrigério e compensação. Os sonhos do casal estavam na vida e no futuro da pequena. Mas tudo isso estava se dissipando por causa de uma enfermidade cruel. Ainda a caminho de sua casa, Jairo recebeu a notícia de que ela falecera. Mesmo assim, Jesus o animou, e continuaram a caminhar para a casa da morte. Jesus chegou ao quarto onde já estava o corpo da menina e ordenou: Talitá cumi! que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! Ele a buscou dos braços da morte e ordenou que retornasse para a vida. A alegria de viver não pode partir. Somente Jesus tem o poder de trazer de volta ao coração humano a verdadeira “alegria”. Através da Palavra, Jesus traz de volta nossos sonhos, nossos planos, nossas expectativas de verdadeira paz e vida plena. A alegria precisa voltar ao seu coração. Chame Jesus para entrar em sua casa. Ela nunca mais será a mesma.

Pai, o meu coração está diante de ti. Preciso da tua paz e alegria para poder viver plenamente neste mundo. A tua alegria é o combustível que me faz veloz e ajuda-me a encarar a vitória. Faz meus pés como os da corsa em minha jornada. Renova-me e ajuda-me a espalhar alegremente a tua salvação. Em nome de Jesus! Amém.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

VOE MAIS ALTO

Logo após a 2ª guerra mundial, um jovem piloto inglês experimentava o seu frágil avião monomotor numa arrojada aventura ao redor do mundo.

Pouco depois de levantar vôo de um dos pequenos e improvisados aeródromos da Índia daquela época, ouviu um estranho ruído que vinha de trás do seu assento. Percebeu logo que havia um rato à bordo e que poderia, roendo a cobertura de lona, destruir o seu frágil avião.

Pensou em  voltar ao aeroporto para se livrar de seu incômodo, perigoso e inesperado passageiro, mas isso iria atrasar e poderia até frustar sua viagem.

Lembrou-se, então, que os ratos não resistem às grandes alturas e voou cada vez mais alto e, pouco a pouco, cessaram-se os ruídos e os perigos.

Correu riscos, mas superou o problema.


Moral da história:
Se estão tentando acabar com a sua missão, VOE MAIS ALTO!

Em caso de inveja, VOE MAIS ALTO!
Em caso de calúnia, VOE MAIS ALTO!
Em caso de maledicência, VOE MAIS ALTO!
Em caso de crítica maldosa, VOE MAIS ALTO!

Lembre-se: Os "ratos" não resistem às grandes alturas.
Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. 2 Timóteo 3.1-5 (NVI)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CARINHO É BOM INVESTIMENTO

Havia uma pequena aldeia onde não existia dinheiro. Tudo o que as pessoas precisavam para viver feliz elas obtinham trocando CARINHO umas com as outras, simbolizado por um floquinho de algodão.

Era comum as pessoas darem seus floquinhos sem querer nada em troca, pois sabiam que receberiam outros num outro momento, outro dia.

Uma bruxa, que vivia fora da aldeia, convenceu um garoto a não mais dar seus floquinhos. Desta forma ele seria a pessoa mais rica da cidade e teria tudo o que quisesse. Iludido pelas palavras da malvada, o menino, que era uma das pessoas mais populares e queridas da aldeia, passou a juntar seus floquinhos e em pouquíssimo tempo sua casa estava repleta deles, ficando até difícil de se mexer ali.

Quando se deu conta, a cidade já não tinha mais CARINHO. E em seu lugar apareceram coisas ruins como a GANÂNCIA, ROUBO, ÓDIO, XINGAMENTO, INDIFERENÇA.

O menino foi o primeiro a sentir-se TRISTE e SOZINHO e foi procurar a velha para dizer-lhe umas boas, mas não a encontrou. Disposto a reparar o mal, pegou uma grande carriola, colocou todos os seus floquinhos nela e caminhou pela cidade disposto a distribuí-lo graciosamente a todos. Mas as pessoas não recebiam CARINHO a tanto tempo que o olhavam com DESCONFIANÇA.

Por fim, conseguiu distribuir todos eles, mas não recebeu nenhum de volta e ficou um dúvida se tinha feito a coisa certa. Foi quando a ESPERANÇA apareceu e disse-lhe que continuasse até que todos voltassem a se lembrar da importância de dar e receber CARINHO. Ao que ele respondeu: - Não tenho mais CARINHO para dar, minha carriola está vazia.

Tem sim, disse-lhe a ESPERANÇA, sua carriola pode estar vazia, mas seu coração, com certeza, está cheio.

- É verdade, disse o menino, já não me sinto mais triste e sozinho, que mistério é esse?

- Ao distribuir CARINHO, você estava semeando uma boa semente, e todos os que semeiam uma semente tão boa como esta, certamente colherão em abundância.
Leia Gálatas 6:7

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Com defeito

Leia: Lucas 14:12-14

Ao fazer compras, deparamos com muitos produtos em promoção, que têm, geralmente, uma etiqueta que diz "com defeito". Quando Jesus saiu em sua missão para agrupar a família de Deus e levá-la à comunidade cristã, todo tipo de pessoa foi incluída. Ricos, pobres, aqueles com uma vida aparentemente perfeita e pessoas com defeito. Na verdade, por causa do pecado humano, somos todos produtos com algum tipo de defeito.

Disse Jesus: "Quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos." Esse não é nenhum conselho para não convidarmos os parentes para comer em nossa casa. Jesus ensina que no Reino de Deus somos todos parte de uma comunidade de pessoas com defeito. Se recebemos de alguém um presente sem ser uma data especial, depois da primeira reação de surpresa, rapidamente pensamos: "Agora vou ter que comprar um presente para ele". Mas no Reino de Deus não é assim. Jesus nos manda ajudar aqueles que não podem nos dar nada em troca.

Deus nos incluiu em seu banquete apesar de nossas falhas e de nossos defeitos. Conhecer nossa própria fraqueza nos torna candidatos especiais para convidar outras pessoas para o banquete do Reino de Deus.

Pense:
Os defeitos físicos aparecem mais e são poucos, os defeitos de caráter são inumeráveis e pouco aparecem.

Ore:
Senhor, perdoa nossa arrogância em fixarmos padrões de perfeição e beleza quando, na verdade, escondemos nossos defeitos, especialmente de caráter. Graças te damos porque nos aceitas e nos aperfeiçoas. Em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Perseverança na oração

ROMANOS 12.9-16

Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes. (Rm 12.12.)

Em oração, uma idosa mãe lutava pela conversão do filho. O jovem estava envolvido nas drogas, andava com péssimas companhias e trazia muito desgosto para ela. Desde que ela viera para os braços do Senhor, perseverava orando. Certo dia, porém, resolveu parar. Disse consigo mesma: “Já estou cansada de orar. Não tenho visto nenhuma mudança nele. Estou lutando em vão. Cansei”.

Naquela noite, ela teve um sonho: Sonhara estar assistindo a uma olimpíada. Em uma das raias de corrida, estava o seu filho. De início, parecia que estava sozinha na arquibancada, mas logo que foi dada a partida, o
lugar estava repleto de torcedores ao seu lado. E seu filho começou a correr. E todos vibravam e torciam com ela. Mas, quando ele estava próximo da linha de chegada, caiu ao chão. Parou de correr. E ela gritava: “Vamos! Não desanime, você vai conseguir! Levante-se, meu filho, você vai conseguir!” E
ela acordou com essas palavras nos lábios. O Senhor então lhe falou: “Olhe, filha, está acontecendo assim no mundo espiritual com seu filho. No céu e na terra há uma grande torcida por ele. Continue orando! Ele está quase na linha de chegada.”

A Palavra de Deus nos ensina a perseverar em oração. Não desistir até ver a bênção concretizada. Ele nos diz: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra, e, a quem bate, abrir-se-lhe-á (Mt 7.7,8).

Não me deixes, Senhor, cansar
De orar, de amar, de dar,
De tua voz ouvir, em oração pedir,
De te adorar, servir,
De com o céu sonhar.

Pai, tu és o alvo maior do meu coração. Em ti estão as minhas fontes e as minhas esperanças. Eu te amo, Senhor, e quero me dar em oração, intercedendo pelos outros diante de ti. Em nome de Jesus! Amém.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

"E ele... os dirigia com mãos precavidas."

Leia Salmos 78:72

Quando você estiver em dúvida sobre que direção tomar, submeta o seu poder de julgar inteiramente ao Espírito de Deus e peça-lhe para fechar todas as portas, menos a certa... Enquanto isso, continue a agir como sempre, e considere a ausência de orientação, como sendo uma indicação de Deus de que você está no trilho certo... Quando estiver descendo o longo corredor da vida, você descobrirá que o Senhor já o precedeu, e fechou muitas portas, por onde você certamente teria entrado; mas esteja seguro de que mais além dessas existe uma que ele deixou aberta. Entre por ela, e se encontrará face a face com uma curva do rio da oportunidade, que é mais largo e profundo do que você teria imaginado em seus melhores sonhos. Lance-se nele: ele conduz para o oceano.

Deus nos guia muitas vezes pelas circunstâncias. Em certo momento, o caminho pode parecer totalmente bloqueado; e então, logo a seguir, acontece uma coisa simples, que pode parecer não parecer nada aos outros, mas que para os olhos da fé significa um mundo. Às vezes, essas coisas se repetem de várias maneiras, em resposta à oração. Não são meros resultados do acaso, e sim a abertura de circunstâncias na direção do nosso alvo, exatamente como acontece com as luzes quando nos aproximamos de uma cidade populosa num expresso noturno. - F. B. Meyer

Se buscarmos a orientação do Senhor, ele nos guiará; mas não alimentará nossa desconfiança ou meia confiança nele, mostrando a nós o mapa de todos os propósitos que tem a nosso respeito. Mostrará apenas um caminho, o qual ele irá abrindo aos nossos olhos mais e mais, se seguirmos animados e confiantes.

Ore:
Senhor ajuda-me a discernir o tempo de prosseguir e o momento de parar. Quero somente olhar para ti, pois sei que o teu Espírito me guiará. Em nome de Jesus! Amém