Ministério Clevam

Ministério Clevam
A Igreja que cresce em amor

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O mar morto

SALMO 133.1-3

É como o orvalho do Hermon, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a bênção e a vida para sempre. (Sl 133.3.)

Faça da minha vida, Senhor,
Um jardim florido e perfumado
Que alegre a todo coração
Que o contemple, em toda estação.
Faça da minha vida, Pai de amor,
Um manancial de águas borbulhantes.

Que eu leve ânimo aos vacilantes,
Leve doce frescor, e vida e paz, meu Salvador.
O Mar Morto, ao sul da Judéia, é um lugar exótico e especial, pois suas águas são tão salgadas que impossibilitam a existência de qualquer espécie de vida no seu interior.
Enquanto a salinidade dos oceanos está por volta de 4%, as águas do Mar Morto apresentam uma concentração de 30 a 33% de sal. É muito salgado. Quando se entra em suas águas viscosas e pesadas, não se afunda. E, ao sair delas, é preciso um bom banho, para não ficar como a mulher de Ló: uma estátua de sal brilhando ao sol.
É o Rio Jordão que forma o Mar Morto. Suas águas trazem vida desde o Monte Hermon, onde nasce. O nome Jordão significa “o que desce”. E são muitos metros de descida vertiginosa desde o Hermon. Em seu trajeto, o Jordão forma um grande lago, o Mar da Galiléia, como é conhecido na Bíblia. É um dos
lugares mais piscosos do mundo. Uma belíssima flora cresce ao seu redor. E do Mar da Galiléia, o Jordão continua descendo até formar o Mar Morto, na maior depressão do mundo. As águas que chegam vão ficando represadas, e somente a evaporação intensa acontece. Não há mais escoamento depois do Mar Morto.

Por isso, a vida se vai.
O orvalho do Hermon, citado no Salmo, é o Rio Jordão que, descendo do alto, abençoa as terras por onde passa. Mas onde a água se represa, aí a vida termina, se instala a morte.
A nossa vida precisa ser como o Rio Jordão, que sempre se dá. Por onde passa, leva a vida. Não se deixe ficar estagnado; se isso acontecer, o primeiro a morrer será você mesmo.

Pai, que a minha vida possa ser uma bênção aonde eu for. Quero ser um vaso precioso em tuas mãos, levando vida, consolo, paz, na tua presença comigo. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário