Ministério Clevam

Ministério Clevam
A Igreja que cresce em amor

sábado, 13 de agosto de 2011

Um campo de cevada

1 CRÔNICAS 11.10-47

Puseram-se no meio daquele terreno, e o defenderam, e feriram os filisteus; e o Senhor efetuou grande livramento. (1Cr 11.14.)

Senhor, quero valorizar
As pequeninas coisas que parecem
Aos outros não ter valor,
Mas que preciosas são para ti.
Valorizar os dias que se passam,
Os familiares, os amigos,
Os que conosco convivem e gastam seu tempo.

As muitas lembranças, as lutas, as vitórias,
Achar o próximo que está tão próximo e que às vezes
Não vemos que ele precisa de nós.
Ajuda-nos a ver com teus olhos, a desatar os nós
Que nos impedem de perceber
E conquistar o que pequeno parece ser.

Entre os valentes de Davi, encontramos Eleazar, filho de Dodô, que teve uma grande participação nas vitórias sobre os filisteus. Ele estava com Davi em Pas-Damim, quando os filisteus inimigos se ajuntaram para a peleja. E ali, num pequeno pedaço de terra onde havia cevada, o povo do lugar fugiu por causa dos filisteus. E Davi e Eleazar puseram-se no meio daquele campo para defendê-lo. Lutaram heroicamente contra os filisteus e os derrotaram. Fora um ato de grande bravura. Deus os usara poderosamente com suas armas e coragem. A narrativa de 1 Crônicas termina dizendo: E o Senhor efetuou grande livramento.

Um pequeno pedaço de terra com apenas cevada. Este cereal era o mais barato em Israel. Com ele se fazia o pão do pobre. O que haveria de tão importante nessa peleja por tão pouco? Não era apenas o tamanho da terra, ou a qualidade do seu produto, mas a defesa do território do Senhor. O inimigo não poderia se apossar do que pertencia ao povo de Israel e, por conseguinte ao Deus de Israel.

Nunca devemos desprezar o que pertence ao Senhor. Nunca olhe para uma pessoa desmerecendo o valor dela. Lembre-se de que o Senhor Jesus morreu na cruz para nos salvar. Ele não selecionou os que seriam salvos. Não escolheu os melhores; nesse caso, nós provavelmente não estaríamos entre os escolhidos. Um alto preço foi pago por apenas um campo de cevada.

Mesmo que sejamos tão insignificantes aos nossos olhos, ele nos comprou com o sacrifício de seu Filho. Ele nos valoriza e luta por nós. Não deixe o inimigo diminuir o seu valor.

Pai, ali na cruz do Calvário, o Senhor Jesus se deu por nós. Ele não mediu o sacrifício que faria para nos ter junto de si, na glória eterna. Ajuda-nos a reconhecer esse amor e também a amar a todos por quem Cristo morreu, levando-lhes essa mensagem de perdão. Em nome de Jesus! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário