Ministério Clevam

Ministério Clevam
A Igreja que cresce em amor

sábado, 16 de julho de 2011

O mais manso da terra

NÚMEROS 12.1-16

Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. (Nm 12.3.)

Quando guiava o povo pelo deserto, Moisés passou por momentos muito difíceis. Contudo, se o problema era insolúvel aos olhos humanos, ele sempre podia contar com Deus, operando sinais e prodígios à vista de todos.
Foi assim quando faltou água no acampamento. O Senhor mandou que Moisés ferisse a rocha com a vara. Quanto à alimentação, Deus enviava diariamente o maná, que caía com o orvalho da noite; e saciou o povo por quarenta anos. Os inimigos eram derrotados. O veneno das serpentes abrasadoras do deserto era impotente e inócuo para os hebreus que olhavam para a serpente de metal levantada no meio do arraial de Deus.

Entretanto, Moisés enfrentava as maiores dificuldades nas questões de relacionamento e liderança. Miriã e Arão, seus dois irmãos, que eram seu “braço direito” naquela grande jornada, também se voltaram contra ele. Falaram contra Moisés por causa da mulher cuxita que tomara por esposa. Rejeitaram a sua liderança por puro racismo e incompreensão. (A nova esposa de Moisés tinha pele escura.)
A indignação aumentava entre seus irmãos e se propagava no meio do povo. Então o próprio Deus veio julgar aquela situação. Miriã ficou leprosa, sendo curada uma semana depois. Isso era para que todos aprendessem a respeitar a escolha do Senhor e o seu modo de agir.

Deus lida com cada um individualmente. E cada um dará conta de si mesmo a Deus, diz a Palavra (Rm 14.12). Portanto, aprendamos com Moisés a sermos mansos de coração. Vamos deixar Deus cuidar de nossa vida.

Manso e bondoso eu quero ser,
Abrir mão de meus direitos e oferecer meu coração:
Para ir mais uma milha,
Para a túnica e a capa entregar,
Para livre caminhar, sem me perturbar,
Ou invejar. Mas viver fazendo o que meu Deus quiser.

Pai, faz-me manso e humilde de coração. Quero aprender com Cristo a amar verdadeiramente. Desejo abrir mão de todos os direitos que parecem meus, para deixar-te guiar-me nos teus propósitos. Em nome de Jesus! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário